Blog

Como escolher genéticas: um pouco sobre sementes, strains e breeders

Sem dúvidas um grande desafio para quem se interessa em cultivar maconha é ter acesso a sementes de qualidade. Embora qualquer semente viável seja suficiente para iniciar um cultivo não é qualquer semente que vai atender as necessidades e expectativas do cultivador. Começar a pesquisar sobre sementes de maconha é como entrar na toca do coelho de Alice no País das Maravilhas, de repente um universo completamente novo e peculiar que você não fazia ideia que existia aparece na sua frente.

Leia mais »

Sativa vs Indica, as diferentes espécies e nomenclatura da Cannabis

Logo que você começa a estudar sobre maconha aprende que existem 3 variedades diferentes: sativa, indica e ruderalis, e que cada uma delas com características marcantes. As sativas são grandes com folhas finas e efeito “eufórico”, as indicas são mais compactas e robustas, com folhas largas e efeito “relaxante”, por fim as ruderalis não produzem efeito psicoativo mas tem a capacidade de florir pela idade não por fotoperíodo. Embora isso seja muito aceito pela comunidade de cultivadores no meio cientifico a nomenclatura da maconha tem muito mais debate. Nesse texto vamos conhecer um pouco mais sobre as diferentes espécies de maconha, um pouco da história de classificação da planta e uma nomenclatura mais atualizada.

Leia mais »

Chá aerado de húmus

O chá aerado de húmus, em inglês ACT (aerated compost tea), é uma ferramenta excelente para qualquer cultivo orgânico. Barato e simples de fazer, serve como manutenção para solos vivos e revitalização para solos desgastados. Nesse texto vamos entender o que é o chá aerado de húmus, porque ele é importante e como faze-lo.

Leia mais »

KNF para além das receitas

Tem sido bastante popular entre cultivadores brasileiros interessados por cultivo orgânico o uso de algumas receitas KNF (Korean Natural Farming). Ao mesmo tempo que essa exposição das receitas é excelente tenho observado que grande parte dos interessados conhecem as receitas sem serem apresentados a filosofia por trás do sistema. O objetivo desse texto é mostrar KNF um pouco além das receitas e ajudar entusiastas do cultivo orgânico a ligar os pontos sobre o uso desse sistema.

Leia mais »

O que é cultivo orgânico direto?

O cultivo orgânico direto é uma modalidade de cultivo orgânico onde o solo não é perturbado. A ideia é tratar o solo para que a complexa cadeia de vida formada pelas relação dos diferentes microorganismos se estabeleça, sendo ela a responsável pela fertilidade desse solo e pelo cultivo das plantas. Nesse texto vamos falar um pouco sobre cultivo orgânico direto em contraste com outros métodos de cultivo comumente utilizados para Cannabis.

Leia mais »

Diário de Cultivo

No Instagram diário de cultivo utilizando as técnicas descritas no Guia de Cultivo Orgânico.


@matinhocheiroso