O que é cultivo orgânico direto?

16/07/2020 9 minutos de leitura

O cultivo orgânico direto é uma modalidade de cultivo orgânico onde o solo não é perturbado. A ideia é tratar o solo para que a complexa cadeia de vida formada pelas relação dos diferentes microorganismos se estabeleça, sendo ela a responsável pela fertilidade desse solo e pelo cultivo das plantas. Nesse texto vamos falar um pouco sobre cultivo orgânico direto em contraste com outros métodos de cultivo comumente utilizados para Cannabis.

Cultivo inerte e orgânico

Ao se interessar por cultivo de maconha logo nos deparamos com necessidade de tomar a primeira decisão que é optar entre cultivo inerte ou cultivo orgânico. O cultivo inerte é amplamente difundido entre cultivadores de maconha e podemos dizer que é a forma padrão.

No cultivo inerte as plantas são cultivadas em substrato inerte. O substrato é o meio físico onde crescem as raízes das plantas e o substrato inerte geralmente é composto por uma ou mais substâncias que fornecem boas condições para o crescimento e sustentação das plantas mas são neutras, não fornecem nenhum nutriente para as raízes. Todos os nutrientes e minerais necessários para o desenvolvimento das plantas serão fornecidos pelo cultivador através de fertilizantes industrializados. Também fica a cargo do cultivador controlar as condições químicas do substrato que possam influênciar a absorção de nutrientes.

Nesse método os fertilizantes fornecem os nutrientes e minerais em uma forma que é diretamente absorvida pelas raízes das plantas. Existem inúmeras linhas de fertilizantes com produtos para as diferentes fases e necessidades do cultivo. Geralmente os cultivadores iniciantes escolhem uma linha de fertilizantes e seguem uma tabela fornecida pelo fabricante indicando quantidade e frequencia de uso. Os cultivadores mais experientes aproveitam a neutralidade do substrato para controlar a quantidade de nutrientes nos minímos detalhes. O método de cultivo inerte é as vezes chamado de químico ou mineral entre os cultivadores.

No cultivo orgânico as plantas são cultivadas em um substrato rico, geralmente uma mistura de solo com bastante matéria orgânica, minerais e microorganismos. Todos os nutrientes e minerais necessários para o desenvolvimento das plantas serão fornecidos pelo solo mas não estão no formato em que elas conseguem absorver. Para que ocorra a absorção desses nutrientes os microorganismos que vivem no solo precisam “processar” a matéria organica e os minerais. As raízes das plantas liberam substancias que alimentam os microorganismos, esses transformam o solo disponibilizando os nutrientes para as raízes. Essa relação ganha-ganha entre seres vivos é que sustenta o cultivo orgânico. O controle de nutrientes necessários e das condições químicas do solo ficam a cargo da Natureza através dessa relação simbiótica entre planta e cadeia de vida do solo. O cultivador deve seguir algumas técnicas para garantir a fertilidade do solo e a manutenção da vida dessa rede de microorganismos.

Como podemos ver a diferença fundamental entre cultivo inerte e cultivo orgânico é a maneira como a planta é nutrida, no inerte a nutrição é diretamente controlada pelo cultivador através de fertilizantes, no orgânico a nutrição é controlada pela atividade de microorganismos que transformam a matéria orgânica e minerais do solo em nutrientes.

As diferentes maneiras de fazer cultivo orgânico

Dentro do que é considerado um cultivo orgânico de maconha temos algumas diferentes abordagens:

  • Substrato inerte com fertilizantes de origem orgânica: essa abordagem é igual para cultivo inerte, toda a nutrição é fornecida pelo cultivador através de fertilizantes mas a matéria prima desses é de origem orgânica. Em alguns casos se beneficia de substrato com pouca matéria orgânica mas continua dependente de fertilizantes externos.

  • Super solo orgânico: é como chamam um substrato orgânico previamente preparado com insumos orgânicos e minerais selecionados para atender todas as necessidades das plantas. Esse substrato é inoculado com uma variedade de microorganismos benéficos que vão trabalhar o substrato e disponibilizar os nutrientes para as plantas. O cultivador pode preparar o seu próprio substrato ou adquirir substratos prontos para uso. Ao fim do ciclo o substrato é descartado e novo substrato é preparado/comprado para iniciar um novo ciclo. Tem como benefício a facilidade para o cultivador que apenas rega com água durante todo ciclo de cultivo.

  • Cultivo orgânico direto: é a abordagem onde fazemos o cultivo do solo. O solo é preparado com insumos adequados e inoculado com microorganismos benéficos como um super solo mas é tratado com técnicas que visam estabelecer, manter e promover a cadeia de vida do solo. A manutenção dessa cadeia de organismos não só permite com que o solo seja utilizado seguidas vezes, como garante que cada vez que ele é utilizado trabalhe ainda melhor. Isso acontece porque a cadeia de vida do solo forma um mini ecossistema que trabalha 24 horas por dia na reciclagem e disponibilização de nutrientes para as plantas. Quanto mais tempo essa cadeia esta ativa, maior e mais capaz ela é. O substrato é montado apenas uma vez mas utilizado “eternamente” e cada novo ciclo de cultivo iniciado nesse solo aproveita toda a cadeia que já existe nele. É o cultivo do solo para o solo cultivar as plantas.

Os fundamentos para cultivo orgânico direto

A fertilidade da Natureza ultrapassa o imaginável.

Masanobu Fukuoka em A Revolução de Uma Palha

O cultivo orgânico direto é o cultivo do solo, é cultivar plantas utilizando o método natural, é como a Natureza cultiva a si mesma. A infinita fertilidade da Natureza é sustentada pela ação de incontáveis microorganismos que formam uma cadeia de vida que foi capaz de transformar o planeta Terra e sustenta toda a vida que existe nele. No cultivo orgânico direto usamos toda essa capacidade da Natureza a nosso favor, vamos promover e manter a cadeia de vida do solo trabalhando a todo vapor, para isso alguns pontos são fundamentais:

  • Vaso grande ou cama de cultivo: o poder do cultivo orgânico direto esta diretamente relacionado a capacidade da cadeia de vida do solo. É muito mais fácil e eficiente estabelecer essa cadeia em vasos grandes com bastante espaço e matéria orgânica. É preferível um vaso grande com multiplas plantas do que vasos pequenos com plantas individuais. É mais interessante ter vasos largos com bastante superfície de solo do que vasos fundos. Parte importante da mágica do solo acontece na camada superficial, quanto mais superfície melhor. Considere vasos com pelo menos 30L por planta.

  • Solo rico e vivo: começamos o cultivo com uma boa receita de solo. Existem inúmeras combinações de insumos orgânicos que podemos utilizar. Desde o início vamos inocular esse solo com microorganismos benéficos e mante-los vivos. Para inoculação podemos utilizar receitas faça você mesmo ou adquirir produtos comerciais.

  • Cobertura viva, plantas companheiras e adubação verde: são plantas a serem cultivadas juntas com a Cannabis no mesmo vaso ou cama de cultivo. Essas plantas exercem multiplas funções: suas raízes estimulam diferentes tipos de microorganismos que vão somar na cadeia de vida do solo; algumas espécies como as leguminosas promovem microorganismos que fixam nitrogênio do ar no solo; as raízes dessas plantas penetram no solo formando canais por onde entram ar e água, promovendo a aeração e estrutura desse solo; quando essas plantas morrem a matéria orgânica delas fica na superfície do solo para ser decomposta alimentando a microbiota e retornando os nutrientes para o sistema; algumas plantas podem ser utilizadas como efeito repelente contra insetos indesejados.

  • Cobertura seca, serrapilheira ou mulching: é uma camada de matéria vegetal em diferentes estágios de decomposição. Geralmente utilizamos restos da própria Cannabis, da cobertura viva e matéria vegetal de outras espécies que possam ser úteis. Como no solo de uma floresta essa camada protege o solo; aumenta a retenção de água diminuindo a evaporação; serve de morada para pequenos insetos e microorganismos que fazem parte da cadeia de vida do solo, eles vão decompor essa matéria produzindo um riquissímo humus ali mesmo no vaso de cultivo; toda essa matéria decomposta adiciona nutrientes no sistema.

  • Não perturbar o solo: com a cadeia de vida do solo estabelecida e funcionando não desejamos que ela seja desfeita, para isso não devemos perturbar o solo com aragens, reviradas de solo ou cavando covas grandes demais. A cadeia de vida do solo literalmente forma uma teia com conexões que são desfeitas através de atividade mecânica.

  • Colocar mais do que retira: com tudo funcionando os microorganismos vão transformar matéria orgânica e minerais em nutrientes para as plantas se desenvolverem. Nesse processo natural o solo é pouco a pouco consumido e temos então que garantir a adição de mais orgânica e minerais ao sistema. Isso será feito em manutenções periódicas.

Vantagens do cultivo orgânico direto

Algumas das vantagens do cultivo orgânico direto:

  • Suporte da Natureza: esse modo de cultivo se sustenta na Natureza e todo o trabalho duro de cuidar da planta fica para os microorganismos que a milhões de anos cuidam de todas as plantas do planeta Terra.

  • Método fácil: cultivar o solo é mais fácil que cultivar as plantas, depois do solo montado e inoculado o cultivador passa todo o ciclo regando apenas com água. As manutenções entre ciclos são basicamente adicionar insumos a superfície do solo. A quantidade de cada nutriente, o pH do solo e tudo mais fica a cargo das plantas e dos microorganismos.

  • Baixo custo e sustentável: o solo é montado uma única vez e usado para sempre. Os insumos utilizados para manutenção são os mesmos da montagem de solo, muito mais baratos do que linhas de fertilizantes e duram múltiplos ciclos de cultivo. Esse custo de manutenção pode ser virtualmente zero se o cultivador tiver uma composteira doméstica.

  • Cada dia o resultado é melhor: sem que o cultivador faça esforço o cultivo orgânico direto fica melhor a cada dia que passa. A cadeia de vida do solo vai ficando cada vez maior e mais especialista nas plantas que cultiva. Os resultados que o cultivador pode atingir não estão limitados ao seu conhecimento ou experiência, as plantas são literalmente cultivadas pelo solo e sua inteligência biológica ancestral.

Conclusão

Existem muitas maneiras de aplicarmos esses pontos no cultivo de maconha e nas próximas publicações vamos falar de cada um deles mais a fundo. Espero que por ora esse texto tenha sido útil para esclarecer os pontos base sobre cultivo orgânico direto e como ele se diferencia de outros métodos de cultivo. Não deixe de acompanhar o diário de cultivo no Instagram onde você pode ver o funcionamento e os resultados desse sistema de cultivo na prática em um jardim real.

comments powered by Disqus
Diário de Cultivo

No Instagram diário de cultivo utilizando as técnicas descritas no Guia de Cultivo Orgânico.


@matinhocheiroso